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sábado, 5 de novembro de 2011

LIÇÃO 11- MORNIDÃO ESPIRITUAL

TEXTO ÁUREO
"Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente!"  (Ap 3.15).

VERDADE PRÁTICA
A mornidão espiritual leva o crente à soberba, à iniqüidade e à apostasia contra DEUS.

Características de um crente morno:
1.      Vai aos cultos, mas apenas os assiste;
2.      Não cultua a DEUS e nem ouve DEUS falar.
3.      Confia mais em homens do que em DEUS;
4.      Fala palavrões e piadas;
5.      Não sente desejo de ganhar almas;
6.      Não lê a bíblia;
7.      Amor e apego ao dinheiro (e/ou materialismo);
8.      Não ora;
9.      Não paga suas contas em dia e dá péssimo testemunho;
10.  Fala mentira;
11.  Não chora na presença de DEUS;
12.  Não precisa de ninguém e nem de DEUS; etc...

SÉTIMA CARTA: A IGREJA DE LAODICÉIA

1. LAODICÉIA. O nome significa "Laodice" (em alusão a Laodice esposa de Antíoco II)., Outros, porém, vêm nessa palavra grega o significado de "poko" e "juízo", ou "costume".

Situação Geográfica: Laodicéia era uma cidade da província romana da Ásia Menor (hoje, atual porção da Turquia Asiática). A cidade recebeu este nome em alusão à esposa de Antíoco II (Theos), que tinha o nome de Laodice. "Já que Laodice era nome feminino, nos tempos do Novo Testamento, seis cidades receberam tal nome, no período helenista. Por essa razão, a Laodicéia do presente texto, era chamada de "Laodicéia do Lico", isto é, conforme asseverava Estrabão; 578", in loc. O trecho de Colossenses 4. 13-16 mostra-nos que, nos tempos de Paulo (talvez em 64 d. C.), Laodicéia já contava com uma igreja organizada e próspera.

15. "Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente: oxalá foras frio ou quente!".

I. "...nem és frio nem quente". "Somos informados que Laodicéia não tinha suprimento de água própria, mas que tinha de ser servida por um aqueduto. Nesse caso, a água chegava morna. Os laodicenses se assemelhavam à sua água. O simbolismo fala sobre a indiferença "religiosa", sobre a superficialidade, sobre a falta de resolução" (cf. Hb 8. 5 e 9. 23).

1.     Três coisas marcantes devem ser analisadas na carta a igreja de Laodicéia:

 (a) O "tu és" da mornidão;
(b) O "dizes" da auto-complacência (a igreja não tinha paixão nem emoção) e
(c) O "és" da condenação infalível e terrível do Senhor.

O Apóstolo Paulo, escrevendo aos Colossenses cerca de 32 anos atrás, disse: "quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia..." Cl 2. 1a. Ele observou que o quente ali estava ficando "morno". Cerca de trinta e dois anos mais tarde, isso se concretizou. A mensagem à igreja de Laodicéia é a última às sete igrejas da Ásia Menor. Das sete cartas, é a mais triste, sendo o contrário da carta a Filadélfia. Enquanto Filadélfia não tem coisa alguma de censura, esta não tem qualquer coisa de aprovação. Laodicéia era totalmente desagradável ao Senhor, e isso não por causa de seus pecados (tais como os repreendidos em Pérgamo e Tiatira), mas por causa da sua apatia, seu indiferentismo. DEUS quer que seus filhos sejam "fervorosos no ESPÍRITO " (cf. Rm 12. 11).

16. "Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca".
I. "...és morno". Em toda a extensão da Bíblia, a palavra "morno" é usada somente aqui. Três temperaturas são mencionadas neste versículo: "Frio", "Quente" e "Morno". Mas a intermediária foi considerada por JESUS CRISTO a pior de todas elas, pois expressa apatia espiritual". JESUS predisse a primeira em (Mt 24. 12); Paulo falou da terceira em (Rm 12. 11), ver ainda (SI 41. 1 e At 18. 25).

1.      Vomitar-te-ei da minha boca. O estado de mornidão na criatura que aceita a CRISTO e não o segue com sinceridade, é muito triste sob vários aspectos:

(a) Fica "coxeando entre dois pensamentos..." (1 Rs 18.21), à semelhança da "onda do mar". Ver Tg 1. 6;
(b) "O seu coração está dividido...". Ver Os 10. 2a;
(c) Ele serve ao Senhor: "...porém não com o coração inteiro". Ver 2 Cr 25. 2b;
(d)" um bolo que não foi virado".

Consideremos os pontos seguintes:
(a) O orgulho é odioso para CRISTO. Pv 8. 13;
(b) Origina-se na justiça própria. Lc 18. 11;
(c) Deriva da inexperiência espiritual. 1 Tm 3.6;
 (d) Contamina o homem. Mt 7.20,22;
(e) Endurece a mente. Dn 5. 20;
(f) Impede a inquirição espiritual. Sl 10.4;
(g) É uma das grandes características do diabo. 1 Tm 3. 6, e também dos ímpios. Rm 1. 30;
(h) Impede o aprimoramento espiritual. Pv 26. 12;
(i) Os orgulhosos eventualmente serão humilhados por DEUS. Is 2. 12;
ü) O orgulho espiritual, segundo Paulo tornar-se-á muito comum nos últimos dias (2 Tm 3. 2). O anjo dessa igreja; tinha todas essas características em grau supremo.

18. "Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestidos brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas".

 I. "... unjas os teus olhos". Transcrevemos aqui a oração feita por um justo para que DEUS guardasse seus olhos da cegueira espiritual: "Põe colírio nos meus olhos, Senhor (Ap 3. 18). Eles são maus; e porque são maus, expõem-me o corpo a trevas mui perigosas (Mt 6. 23). Ajuda-me, ó DEUS puro e santo, a erguê-los para CRISTO JESUS, autor e consumador da fé (Hb 12.2); a pô-los na brancura virginal dos lírios (Mt 6.28); a elevá-los para os montes e depois olhar para o alto donde vem socorro (Sl 121. 1). Não quero apenas ouvir-te a voz, Senhor, mas verte-te (Jó 42.5). E como te verei com estes olhos? Aponta-me o Siloé (Jo 9. 7), em cujas águas possa remover o lodo restaurador dos meus olhos enfermos. Porque hei de prender, apavorado, meus olhos às forças desta vida, se, fitando o Senhor, possa caminhar sobre ondas revoltas sem perigo de naufragar (Mt 14. 29). Que consolo há em saber que os teus olhos repousam sobre os justos (1 Pd 3. 12)". Se o pastor (a carta foi escrita ao pastor que deve ser o exemplo da igreja em tudo) de Laodicéia tivesse feito essa oração, há muito que se teria arrependido. É sabido, segundo alguns historiadores que, em Laodicéia havia uma Escola de Medicina que fabricava um pó oftálmico. Mas a "Terra Frigia" (cinza da Frigia?) não curava a cegueira espiritual da Igreja.

19. "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: Sê pois zeloso, e arrepende- te".
I. ".,.arrepende-te". DEUS exorta através de JESUS "a todos os homens, e em todo o lugar que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo..." (At 17. 30a). Sobre o "arrependimento", o Novo Testamento usa o termo grego "metanoia" por sessenta vezes. Essa palavra tem diversos significados e diversas aplicações, sendo, porém, seu sentido primário: "uma mudança de parecer ou pensamento" para com o pecado e para com a vontade de DEUS. O "arrependimento" é o primeiro aspecto da experiência inicial da salvação experimentada pelo crente, experiência essa que é chamada de conversão. A conversão autêntica é uma parte essencial e a prova da regeneração. A regeneração é a obra de DEUS no intimo e a conversão é a exteriorização da salvação, por parte do homem, através do arrependimento e da fé". Pendleton dá a idéia de que a palavra: "arrependimento" e a tradução que tem, no Novo Testamento, abrange também o sentido primário de "reflexão posterior", e, com sentido secundário, "mudança de pensamento". No presente versículo a exortação de CRISTO, não é dirigida àqueles que estão sem salvação, mas aos que professam segui-lo, e são tidos como pertencentes a Ele. JESUS não lhes diz "arrepende-te e sê zeloso. E sim "sê", pois, zeloso e arrepende-te". Isto porque até diante de si próprios passavam por se terem arrependidos.

1. Eu repreendo e castigo. (Contexto reflexivo). "A aplicação da disciplina pode ser em forma de.advertência pessoal (Mt 18. 15); visitação acompanhada (1 Co 4. 19-21; advertência pública (1 Tm 5. 20): comunicação escrita (2 Co 7. 8-10); exortação pessoal (GI 6. 1 ARA): suspensão (2 Ts 3. 14, 15; Tt 3. 10); exclusão do rol de membros. Mt 12. 17b"(5).
 
20. "Eis* que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz. e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo",
 I. "...Eis que estou a porta, e bato". A porta à qual CRISTO bate é a porta da vida do indivíduo, da igreja, ou da comunidade.
Os crentes de Laodicéia viviam atarefados com seu comércio, com seus banquetes sociais, com suas riquezas introspectivas, e nem se quer ouviram JESUS bater e falar. O bater de CRISTO, na vida, se verifica de muitas maneiras: no testemunho tranqüilo da oração, no sermão do pregador, na lição da escola dominical, na leitura da Palavra de DEUS, mediante alguma tragédia, enfermidade, mediante abalo, mediante a razão, mediante a vitória, mediante a perda, mediante a alegria, mediante a felicidade, mediante a dor, mediante a morte - a última e contundente maneira de DEUS falar! (cf. Hb 1. 1).

21. "Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai. no seu trono". De todas as promessas de vitória, dadas às igrejas da Ásia, talvez a que Jewsus fez a Laodicéia tenha sido a mais gloriosa. E esta promessa diz respeito a nós também.

22. "Quem tem ouvidos, ouça o que o ESPÍRITO  diz às igrejas".
I. "...Quem tem ouvidos, ouça". (O final). Pela última vez, no Apocalipse, temos, juntas, estas onze palavras: "Quem tem ouvidos, ouça o que o ESPÍRITO  diz às igrejas". "O ouvir dos meus ouvidos... é ouvir em meditação a voz de DEUS. (Cf. Jó 42.5 e SI 85. 8)". Por cuja razão, nosso Senhor diz: "Vede pois como ouvis..." (Lc 8. 18a). .

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO: Subsídio Teológico

"Laodicéia não é quente nem fria
Aparentemente, os crentes em Laodicéia estavam agindo como se tivessem esquecido quem era JESUS e porque havia Ele morrido. O Senhor JESUS faz-lhes, então, uma advertência muito forte por não serem nem 'frios' nem 'quentes.' Antes de haverem aceitado a fé, eram frios. Ao receberem a JESUS, haviam se tornado quentes - zelosos seguidores do Mestre. Agora, porém, encontravam-se num perigoso estado intermediário - a mornidão espiritual. Não estavam mais desejosos de corresponder ao movimento do ESPÍRITO , nem estavam frios o suficiente para perceber quão grandes eram suas necessidades. Além de nada fazerem à obra de DEUS, não respondiam ao seu chamado ao arrependimento. Por isso, JESUS deseja que fossem frios ou quentes, pois, assim, poderia fazer alguma coisa por eles."

CONCLUSÃO
A mornidão espiritual causa grande desgosto e pesar ao Senhor JESUS. Chequemos, pois, constantemente a temperatura do nosso coração. É preciso reacender, diariamente, a paixão espiritual por JESUS. As Escrituras afirmam que, um dia, os santos com Ele reinarão (Mt 19.28; Ap 20.4). Então, como ficar morno diante de um futuro tão glorioso? Nunca se esqueça da exortação do Senhor: "O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará" (Lv 6.13).


APLICAÇÃO PESSOAL
"DEUS não tolera uma vida espiritual medíocre. Ele deseja que todos os crentes estejam envolvidos no amor e no serviço. Considere a igreja de Laodicéia. Esta igreja era vaidosa e auto-sufuciente, mas possuía um sério problema - fé superficial, improdutiva e morna.
DEUS não aceita uma fé morna, pois Ele se enfurece com uma religião que mantém a aparência e que ignora a fé genuína e sincera."(Bíblia de Estudo Devocional Max Lucado - CPAD)




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