Pesquisar este blog

domingo, 19 de junho de 2011

ECLESIA 11/06/2011 - As promessas de Deus para o homem

A palavra de Deus diz, "Eis que as mãos do Senhor não está encolhida para que não possa salvar e nem os seus ouvidos agravados para que não possa ouvir." Is 59.1.

Na aula passada encerramos sobre a promessa de Deus dirigida à igreja de que um dia num abrir e piscar de olhos Jesus virá nas nuvens para arrebatar a sua igreja e levá-la para a cidade celeste. Pois bem, falamos em promessa de herdarmos os céus. Exatamente o lugar onde Deus está assentado no seu trono. Esta é a promessa final.

Deus sempre cumpre a suas promessas. A Bíblia diz Números 23:19 diz: "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará?"

Deus nunca se retrata ou altera as suas promessas. A Bíblia diz em Salmos 89:34 “Não violarei o meu pacto, nem alterarei o que saiu dos meus lábios.”

As promessas de Deus nunca falham. A Biblia diz em Jeremias 1.12.b – Porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.
Deus nos deu a promessa de vida eterna. A Biblia diz em I João 2:25 “E esta é a promessa que ele nos dá, a vida eterna.”

Deus pode fazer o impossível. A Bíblia diz em Lucas 18:27 “Respondeu-lhes: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.”  Lucas 1.37

Deus deu-nos a promessa de novos corações e de novos desejos. A Bíblia diz em Ezequiel 36:26 “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.”

Ele prometeu-nos perdão. A Bíblia diz em1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Ele prometeu-nos libertar-nos do medo. A Bíblia diz em Salmos 34:4 “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.”

Deus prometeu salvação para os nossos filhos. A Bíblia diz em Isaías 49:25 “Porque eu contenderei com os que contendem contigo, e os teus filhos eu salvarei.”

Temos a promessa do Espírito Santo. A Bíblia diz em Lucas 11:13 “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Deus prometeu suprir todas as nossas necessidades. A Bíblia diz em Filipenses 4:19 “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.”

Deus não nos negará o que é bom para nós. A Bíblia diz em Salmos 84:11 “Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.”

Ele promete-nos sabedoria. A Bíblia diz em Tiago 1:5 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.”

Deus nos promete paz. A Bíblia diz em Isaías 26:3 “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”

Deus promete livrar-nos da tentação. A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:13 “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”

Temos a promessa de saúde e cura. A Bíblia diz em Jeremias 30:17 “Pois te restaurarei a saúde e te sararei as feridas, diz o Senhor; porque te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, à qual já ninguém procura.”

Deus nos promete proteção de mal e perigo. A Bíblia diz em Salmos 91:10 “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.”

A Bíblia promete que os mortos viverão de novo. A Bíblia diz em João 5:28-29 “Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”

Jesus prometeu-nos que regressará de novo. A Bíblia diz em João 14:2-3 “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

Ele nos promete pôr fim à morte, à tristeza e à dor. A Bíblia diz em Apocalipse 21:4 “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”

HOJE O QUE DEUS TEM PARA SUA VIDA SÃO PROMESSAS, E QUANTO ANTES VOCÊ ENTRAR NA DIMENSÃO DA FÉ MAIS CEDO EXPERIMENTARÁ O CUMPRIMENTO DELAS EM SUA VIDA. JESUS É A PORTA DE ENTRADA PARA O CUMPRIMENTO DE SUAS PROMESSAS EM SUA VIDA.

PARA MEDITAR: A Parábola do Rico e Lázaro. Lucas 16.19 - 31
"; b,� - i � HI� amily:Arial'>6) Mostra compaixão e ternura. Marido dogmático e grosseiro não cria intimidade nem respeito.
7) Lembrar que a liderança depende de cooperação.
8) Alvo de abençoar – para que a nova geração possa receber a benção – Dt 4.9,10; 6.4-11.

9) Brigar com inteligência (Charlie Shedd)
a) Quando o casal concorda que é hora de brigar.
b) Rebaixar a voz sempre- cuidar de não usar palavras que ferem.
c) Escolher armas que não ferem – espada de borracha.
d) Continuar a briga somente enquanto há interesse dos dois lados.
e) Engavetar para continuar quando os dois querem.

10) Notar uma atitude negativa da esposa.
a) Ela não é número um.
b) Não se nota o esforço que ela mostra para agradar o marido.
c) Comparação desfavorável com um outra mulher.
d) Não tomar as rédeas da liderança espiritual.
e) Mostrar desprezo pelas opiniões dela.
f) Não coopera na disciplina das crianças.
g) Expressão de críticas em público e em privado.

 “Quando a carne é uma, um também é o espírito. Juntos marido e mulher oram, juntos jejuam, mutuamente se exortam, ensinam e se sustentam. Igualmente se encontram na igreja de Deus, igualmente no banquete de Deus, iguais nas perseguições e no refrigério. Nenhum esconde nada do outro, nem fica pesado para o outro. Entre os dois há eco de salmos e hinos enquanto mutuamente desafiam a cada um para saber qual cantará melhor ao Senhor”.
Lutero: “O lar é a melhor escola para o desenvolvimento do caráter.
Cromwell para Bridget sua filha: “Caro coração, não permita que teu amor para teu marido esfrie, dalgum modo, teu amor para Cristo. Aquilo que mais atrai o amor no esposo é a imagem de Cristo nele”.

II. O Líder e Seus filhos
A. Muitos pais dão aos filhos todos os presentes que se possa imaginar, menos aquele que mais eles procuram: uma boa razão para viver. A psicologia confirma: os pais são os que mais influenciam os filhos.

B. Paulo ensina que há duas obrigações principais para os filhos centrais em relação aos seus pais.
1) Os filhos devem obedecer aos pais – tem de serem ensinados – Ef 6.1,2; Cl 3.20.
2) Os filhos devem respeitar seus pais e honrá-los – Ef 6.2,3

C. A responsabilidade dos pais – Ef 6.4
1) Não provocar os filhos à ira. Evitar ira permanente, traumas desnecessárias, apatia que resulta de negativismo. Em alguns casos de ira submersa e suprimida, os filhos vivem as distorções provocadas por cicatrizes de toda espécie psicológicas e espirituais.
2) Não criar o sentimento de abandono-ausência dos pais ou do pai.
3) Criar os filhos na disciplina e admoestação do Senhor – Ef. 6.4
- É impossível ensinar disciplina sem praticá-la. A vontade submissa a vontade de Deus deve mostrar a prioridade que põe Deus acima de todo outro valor (Lc 22.42).

“ O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que de tão visto ninguém vê. Há pai que nunca viu o próprio filho. Marido que nunca viu a própria mulher.(...).
Nossos olhos se gastam no dia a dia, opacos. “É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença.”

Desafios para  você Líder contar nas próximas semanas e para se tornar constante no seu lar
a)       Orar junto com a esposa
b)       Jejuarem juntos por um propósito
c)       Leitura da palavra com a família
d)       Declarações de amor para com o cônjuge e com os filhos
e)       Faça um programa juntos, mesmo que seja em casa. Pais x filhos, marido x esposa
f)        Sentem-se a mesa para alimentarem


Nenhum comentário:

Postar um comentário