Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de junho de 2011

A mulher e o Lar

A Mulher e o Lar
No lar. Deus criou a mulher porque viu que o homem precisava de uma companheira (Gênesis 2:18-24).
Homens e mulheres são dependentes uns dos outros (1 Coríntios 11:7-11).
As esposas têm responsabilidade especial como donas de casa
1 Timóteo 5:13-14;  / II Tessalonicenses 3.11
Paroleira – significa conversa fiada.
Tito 2:3-5).
As mães têm um papel muito importante na educação de seus filhos. É triste que a sociedade moderna desdenhe as mulheres que devotam tempo integral à criação dos filhos e ao cuidado do lar, e exalte as mulheres que dão mais importância às suas carreiras profissionais. Uma esposa e mãe devota está entre as maiores bênçãos que uma sociedade pode ter e devemos criar nossas filhas para desejarem desempenhar esse papel. Timóteo ajudou grandemente os irmãos, no primeiro século, em parte por causa da influência de sua mãe e de sua avó. Ser uma boa mãe é um trabalho especialmente importante das mulheres cristãs (1 Timóteo 2:15; 5:10,14).
Ø  Boas donas de casa - "Quanto as mulheres idosas, semelhantemente, que ...sejam mestras no bem, a fim de instruírem as jovens a serem boas donas de casa" (Tito 2. 3-5). Alguns acham as afirmações de Paulo muito influenciadas por seu próprio ambiente judaico e pela cultura da época, o que as torna quase inaplicáveis no século vinte e um. Uma mulher de Deus madura, e neste caso casada, deve ser uma boa dona de casa. Pode ter atividades fora do lar, ter empregados se puder. Deus estabeleceu certos papéis temporais e funcionais para mulher, mas isso não torna pessoa de segunda classe... Desde o inicio da criação, e especialmente após a queda, o plano de Deus é que a prioridade da mulher casada seja o seu lar.
1. Temperamento - é a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento do individuo. Na Bíblia é denominado "a carne" " a carne corruptível (gênio).
2. Caráter - è o verdadeiro eu. È o resultado do temperamento natural burilado pela disciplina e educação recebidas na infância. È algumas vezes denominado " a alma " do homem, que é composta de cérebro, emoções e vontade.
3. Personalidade - è o semblante externo de nós mesmo, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autênticos sejamos.
Resumo: O temperamento é a combinação de características com as quais nascemos: o caráter e o nosso temperamento " civilizado e a personalidade é o " rosto " que mostramos ao próximo. O temperamento pode ser modificado, ( ver 2 Co 5.17 )" Assim que se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo.


"São 4 temperamentos básicos:
1. Sangüíneo;          2. Colérico;               3. Fleumático;          4. Melancólico
As forças do temperamento
1. Sanguíneo - apreciador; vive no presente esquecendo o passado com facilidade; otimista; compassivo.
2. Colérico - força de vontade firme; auto-disciplinado; prático; líder; otimista.
3. Fleumático - espirituoso; digno,de confiança; prático; eficiente.
4. Melancólico - sensível; perfeccionista; analítico, amigo fiel; abnegado.
As forças possuem fraquezas correspondentes, encarem-nas com realismo e deixem que Deus faça alguma coisa para transformá-las.
As fraquezas do temperamento
1. Sanguíneo- turbulento; desorganizado; egoísta; emocionalmente instável, as necessidades espirituais básicas do temperamento do Sanguíneo são: auto-controle, paciência, fé, paz, bondade.
2. Colérico- violento, cruel, amargurado, irado, impetuoso, auto-eficiênte. As necessidades espirituais básicas do temperamento colérico são: Amor, paz, bondade, paciência, humanidade e benevolência.
3. Fleumático- moroso, indolente, provocador, obstinado, indeciso. As necessidades primordiais do fleumático são: o amor, bondade, docilidade, temperança, e fé.
4. Melancólico- egocêntrico, pessimista, caprichoso, vingativo. As necessidades primordiais do melancólico são: amor, alegria, paz, bondade, fé e auto-controle.
Os temperamentos modificados pelo Espírito Santo
As 9 características do Espírito Santo já vistas em Gl. 5.22,23 fornecem a base de um trabalho para demonstrar o que Deus pode fazer com a matéria prima do nosso temperamento.
-Sanguíneo - será sempre extrovertido; continuará falante, mas de maneira diferente ( o que agrada a Deus ); encorajador; fica organizado; cumpre satisfatoriamente as responsabilidades, tem paz, humanidade.
- Colérico - dinâmico, eficaz líder cristão, força de vontade férrea, produtivo, mente ativa, resolução inquebrantável, amor, paz, docilidade, bondade, paciência, humanidade.
- Fleumático - excelente líder, amor, confiança, fé, bondade, docilidade.
- Melancólico - bondade, docilidade, fé, alegria, paz.Variações da Ira Amargor, indignação, rancor, ódio, protesto, insubordinação, inveja, ciúme, ressentimento, agressão, intolerância, maledicência, crítica, sarcasmo, vingança, inclemência.
SOU UMA MULHER AMADA, ACEITA, VALORIZADA, UNGIDA, ABENÇOADA, CONTROLADA, SÁBIA E VITORIOSA EM TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário