Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de junho de 2011

Estudo "Cartas às 7 igrejas da Ásia"

CARTAS AS 7 IGREJAS DA ÁSIA (RESUMO)

1.Carta à Igreja em Éfeso

Pontos positivos: perseverança, não suportava homens maus e havia colocado à prova os falsos apóstolos, suportou provas por causa do nome de Cristo, não esmoreceu e odiava as obras dos nicolaítas.
Pontos negativos: abandono do primeiro amor
Recomendação: arrepender e voltar à prática das primeiras obras.
Promessa: Se não se arrepender, candeeiro será movido do seu lugar. Ao vencedor, se alimentará da árvore da vida que se encontra no Paraíso de Deus.
Aplicação: devo permanecer perseverante e suportar provas por amor à obra redentora de Cristo. Se eu permanecer até o fim irrepreensível diante de Deus, comerei da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus. Aleluia!

2.Carta à Igreja em Esmirna

Pontos positivos: estava atribulada, pobre e sofria blasfêmia dos que a si mesmo se declaravam judeus e não o eram, mas sinagoga de Satanás.
Pontos negativos: não foram apresentados no texto.
Recomendação: Não temer, pois o diabo iria lançar em prisão alguns deles para colocá-los à prova e passariam por tribulação ainda mais.
Promessa: aquele que for fiel até à morte, receberá a coroa da vida
Aplicação: Passo por provação, mas não devo temer, pois se eu perseverar até o fim, receberi a coroa da vida! Amém!

3.Carta à Igreja de Pérgamo

Pontos Positivos: não negou a fé, conservou o nome de Jesus.
Pontos negativos: sustentavam a doutrina de Balaão, que ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos praticarem a prostituição. Sustentam também os que seguem a doutrina dos nicolaítas.
Recomendação: Arrepender-se. Caso não, Jesus viria e lutaria contra eles com a espada que possuía na boca.
Promessa: Ao vencedor dará do maná escondido e uma pedrinha escrita um nome novo, que ninguém conhece, exceto o que recebe.
Aplicação: devo permanecer em fé e jamais negar o nome de Jesus, meu justificado, meu Senhor. Devo, também, não seguir doutrinas que me afastam de Jesus, como Balaão que conduziu muitos a se afastarem da essência das leis morais de Deus.

4.Carta à Igreja em Tiatira

Pontos positivos: amor, fé, serviço, perseverança, e as numerosas obras.
Pontos negativos: tolerava a doutrina de Jezabel, que se declarava profetisa a si mesma, e ensinava a prostituição e a comida das coisas sacrificadas a ídolos.
Recomendação: arrependimento. Porém se não se arrepender, Jezabel será prostrada de cama e grande tribulação virá sobre os que com ela adulteram, além de matar os filhos dela. Para os que não seguiram Jezabel, deveriam conservar o que tinham até que Cristo voltasse.
Promessa: ao que vencer, receberá autoridade sobre as nações para as reger com cetro de ferro e ainda a estrela da manhã.
Aplicação: devo ter cuidado com influências erradas, principalmente para os prazeres da carne. Devo aprender a me arrepender quando o Senhor sinalizar algo errado em minha vida para que eu possa receber a promessa.

5.Carta à Igreja de Filadélfia

Pontos Positivos: tem pouco força, mas guarda a palavra da perseverança e não nega o nome.
Pontos negativos: não relatados no texto.
Promessa: será guardada da hora da tribulação que virá sobre o mundo inteiro e será feita coluna no santuário de Deus. Será gravado na coluna o nome de Deus e o nome da cidade e
Recomendação: Conservar o que tem para que ninguém tome a coroa.
Aplicação: Devo permanecer sóbrio e vigilante para que ninguém tire o que há de mais importante em minha vida: a promessa de vida eterna com Cristo.

6.Carta à Igreja de Laodicéia

Pontos positivos: não demonstrado no texto
Pontos negativos: igreja morna, nem quente e nem fria. Extremamente soberba com a riqueza que possui e sem dependência de Deus, pois se dizia rica e abastarda e sem precisar de coisa alguma.
Recomendação: comprar ouro refinado, vestiduras brancas e colírio da parte de Deus. Tudo isso representa a verdadeira riqueza vinda da parte de Deus. Deveria também se arrepender e passar a ser zelosa .
Promessa: O vencedor sentará no trono com Cristo.
Aplicação: Devo entender que Cristo é quem salva. Não adianta um culto vazio, morno, pois Deus nos quer operante em sua obra com inteireza de coração e com boas intenções. A comunhão com o Senhor é que fala mais alto. Não importa sacrifício de tolo, importa um coração totalmente voltado para o Senhor.

7.Carta à Igreja de Sardes

Pontos positivos: poucas pessoas que não contaminaram as vestes e são dignas de usarem vestes brancas para andarem com Cristo.
Pontos negativos: não foram achadas íntegras as obras na presença de Deus.
Recomendação: lembrar do que tem recebido e ouvido e se arrepender. Se não vigiar, Jesus virá como ladrão contra a igreja.
Promessas: quem vencer será vestido de vestiduras brancas e não terá o nome apagado do Livro da Vida, mas terá seu nome confessado diante de Deus e dos anjos.
Aplicação: Devo ter cuidado com minhas obras, pois Deus as conhece todas. Devo ser vigilante e me lembrar de minhas bênçãos anteriores para que eu possa ficar firme na fé e produzir boas obras.

Toda escritura, como nos ensina Paulo em suas cartas a Timóteo, é útil para o ensino, para a correção e para a educação na Justiça. Jesus, quando se revelou para João, na Ilha de Patmos, mostrou as limitações e as potencialidades espirituais por que passavam as igrejas da Ásia. Contextualizando para nossos dias, podemos aplicar os princípios eternos nas entrelinhas dessa mensagem.

A aplicação que podemos fazer para nossas vidas, tirada deste texto apocalíptico, garante nossa entrada triunfal no reino eterno de nosso Senhor Jesus Cristo. Somos pobres como a igreja de Laodiceia quando confiamos em nossa própria força, em nosso dinheiro, em nossa capacidade de enfrentar as adversidades da vida. Mas quando entendemos que a nossa dependência vem de Deus, tornamo-nos ricos da graça dele e podemos receber o trono, como reis e sacerdotes do Deus altíssimo.

A Bíblia toda nos chama a refletir que a fé deve ser guardada até o fim. Ao vencedor.... essa expressão aponta que haverá quem não vai vencer. Você, meu irmão, minha irmão, que está firme na promessa de vida eterna ao lado do pai, continue firme na convicção de que seus problemas, suas lutas, seus labores não tirarão de você a coroa da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário